10 alimentos com fibras para aliviar a prisão de ventre

Para manter a saúde equilibrada, a rotina alimentar deve incluir alimentos ricos em fibras. Além de funcionais, elas ajudam a prevenir e a tratar diversas doenças.

Todavia, um dos maiores benefícios das fibras é que elas auxiliam na melhora do trânsito intestinal, ajudando a combater problemas como a prisão de ventre. Demais, né?

O melhor é que elas podem ser encontradas em inúmeros alimentos, como cereais vegetais, leguminosas, frutas, verduras e legumes. 

Veja 10 alimentos ricos em fibras para enriquecer a alimentação e combater a prisão de ventre. Vem ver! 

Versátil, a aveia pode ser inserida na alimentação de diversas formas. Além de ajudar com a prisão de ventre, ela contribui para maior sensação de saciedade, ideal para quem está de dieta. 

1. Aveia

Fonte indispensável de energia, o arroz é capaz de estimular o intestino a funcionar melhor. Mas lembre-se: o arroz integral é sempre a melhor opção!

2. Arroz

Outro componente indispensável na rotina alimentar, o feijão possui alto teor de fibras e contribui para o melhor funcionamento do intestino, ainda mais quando aliado ao arroz. 

3. Feijão

A lentilha pode ser uma ótima substituta do feijão. Além das fibras, ela também é rica em ferro, magnésio e carboidratos complexos. 

4. Lentilha

Queridinho dos veganos e vegetarianos, o grão-de-bico ajuda na perda de peso, na melhora do funcionamento do intestino e ainda alivia sintomas de TPM devido ao seu teor de fibras. 

5. Grão-de-bico

A chia é uma semente que pode ser consumida de várias formas, seja em saladas, sucos ou outras receitas. Além de sua ação no intestino, ela é ótima para controlar e prevenir diabetes, sabia? 

6. Chia

Ao mesmo tempo em que ajuda o intestino, a linhaça também protege o organismo e auxilia a reduzir a gordura acumulada. Aliás, ela é uma ótima alternativa de cereal
sem glúten.

7. Linhaça

Fonte de cálcio e vitamina C, esse alimento consegue proteger o coração, fortalecer a imunidade e ainda favorece a regulação da função intestinal. Incrível, né?

8. Brócolis

Por conter boas quantidades de fibras que melhoram a microbiota intestinal, a couve-flor deixa o trânsito-intestinal mais eficiente e ajuda até mesmo o sistema imunológico.

9. Couve-flor

Embora seja um alimento calórico, o abacate é rico em fibras que auxiliam na perda de peso, além de ajudar a combater a constipação e outros problemas intestinais. 

10. Abacate

Clique aqui e leia mais

Curtiu? Veja mais dicas no Minha Vida