Se você está tentando perder peso ou melhorar seus hábitos alimentares, já deve ter visto, por aí, alimentos que se dizem "amigos da dieta". Mas será que é verdade?
Embora possam parecer saudáveis, alguns deles são hipercalóricos e ainda podem causar efeitos indesejáveis, como a prisão de ventre. Por isso, conheça 10 alimentos que te atrapalham sem você notar.
Apesar de serem ricas em nutrientes, é preciso tomar muita água ao ingeri-las. Isso porque as fibras podem obstruir o trato intestinal e causar prisão de ventre.
Por ter menos calorias que o pão, esse biscoito parece ser uma boa escolha. Porém, sua digestão é rápida e a fome volta logo.
Elas promovem sensação de saciedade, mas também são ricas em calorias e gorduras. Sem controle nas quantidades, elas podem prejudicar a sua dieta.
Ainda que não tenham açúcar e calorias, essas bebidas contêm altas doses de corantes, adoçantes e sódio. Além disso, elas também possuem zero valor nutritivo.
As torradas têm a mesma quantidade calórica de um pão comum e quase nenhum nutriente. Portanto, é preciso atenção na quantidade de fatias consumidas.
O iogurte é fonte de cálcio e melhora o funcionamento intestinal, mas também é rico em gordura e pode conter açúcar em algumas versões. Portanto, prefira o tipo natural desnatado.
O café ajuda a diminuir a fadiga e tem poucas calorias. Contudo, pode causar hiperatividade e taquicardia se consumido em grandes quantidades.
O requeijão tem alto teor de proteínas e cálcio, mas também possui uma quantidade relevante de sódio. Desta forma, é importante consumi-lo com moderação.
Quando consumidos em grandes quantidades, os adoçantes podem provocar alguns desconfortos físicos, como dor de cabeça, enjoo e dor de barriga.
Ricos em fibras, os cereais promovem a sensação de saciedade. No entanto, seu consumo excessivo pode gerar cólicas, flatulência e irritação estomacal.