10 impactos
que o amor
causa em você



O amor

é um sentimento que provoca inúmeras manifestações intensas no corpo. O frio na barriga ao encontrar aquela pessoa especial, o coração acelerado...

Viver um relacionamento e amar é algo marcante, e alguns sinais indicam que você está apaixonado(a). Confira os impactos do amor no nosso corpo:



Qualidade do sono

No início de uma relação,
é normal que o estado de
euforia nos deixe mais
ativos e despertos durante
a noite e a madrugada -
o que pode desregular
nosso horário biológico.



Olfato aguçado

Ao se apaixonar, o cheiro da pessoa fica gravado na mente. Isso por causa dos feromônios, que fazem as espécies se reconhecerem pelo odor, provocando reações em cada indivíduo.



Sinais físicos inusitados

O amor gera diferentes
manifestações do corpo,
como dilatação das
pupilas, tensão, perda
de apetite, aumento da
voz e da força.


Satisfação ao ver
a pessoa amada

O simples fato de olhar fotos da pessoa causa uma sensação de recompensa e felicidade no cérebro, pela liberação dopamina ao ter contato com algo que traz prazer.



Frio na barriga

O hormônio norepinefrina atua ao apaixonar-se. Por estar ligado ao estresse, ele aumenta o ritmo cardíaco, fazendo com que você fique mais agitado quando está com alguém especial.



Alteração hormonal

A intensidade das emoções no início de relacionamentos e o senso de novidade aumenta os níveis de cortisol. A testosterona ainda diminui nos homens e aumenta nas mulheres.



Sexo

No início do relacionamento, o desejo sexual está em seus níveis máximos devido a hormônios como a testosterona. Estar apaixonado ainda nos deixa mais ousados e aventureiros com escolhas sexuais.



Álcool e drogas

Apaixonar-se é parecido a estar bêbado, pois temos coragem de falar e fazer coisas. O cérebro ainda produz hormônios que são liberados no uso de drogas e provocam euforia.



Morte

Em casos extremos de términos, ocorre a síndrome do coração partido, quadro que simula sintomas de infarto. Esta condição pode trazer danos irreversíveis ao coração e até mesmo causar morte.

CURTIU?