10 sinais de problemas no coração que pouca gente conhece

Pequenas manchas de gordura ou bolsas amareladas, principalmente nas pálpebras, nádegas, cotovelos e joelhos, podem indicar o acúmulo de colesterol de forma elevada.

1. Alterações na pele

Sentir vontade de urinar diversas vezes durante a noite pode ser sinal de insuficiência cardíaca, já que a condição faz com que o indivíduo retenha mais fluido que o normal.


2. Noctúria

Os batimentos cardíacos irregulares causados por algumas complicações cardíacas, como as arritmias, podem desencadear tontura, perda de consciência e desmaios.

3. Tonturas e desmaios

O mau funcionamento do coração no lado direito pode gerar um aumento do fígado ou, ainda, o acúmulo de líquidos em volta do órgão e dos intestinos - o que interfere na digestão.

4. Indigestão

A dificuldade para respirar, quando relacionada ao coração, indica uma complicação no desempenho do músculo cardíaco para bombear o sangue pelo lado esquerdo.

5. Falta de ar

Sentir dor ou pressão no centro do peito, que se espalha pela garganta ou mandíbula, pode ser um sinal do corpo para um ataque cardíaco iminente.

6. Dor na garganta

O cansaço extremo acompanhado de má disposição, muitas vezes repentino, pode ser indício de inúmeras doenças cardíacas que provocam a fraqueza do coração.

7. Cansaço

Apesar de, na maioria das vezes, não ter relação com o coração, a tosse de longa duração e que produz muco pode ser um indicativo de insuficiência cardíaca.

8. Tosse

O surgimento de inchaços nas regiões das pernas e dos pés pode revelar alterações no bombeamento do sangue pelo coração.

9. Inchaços

Suar demais ou suar frio, independente da temperatura no ambiente e sem razão óbvia, deve ser considerado um alerta de infarto agudo do miocárdio.

10. Transpiração ou suor frio

Veja também: quando a dor no peito é sinal de infarto?

Clique aqui e leia mais