Conheça as principais dores ligadas ao estado emocional

Sabia que aquela dor de cabeça ou nas costas persistente pode estar diretamente relacionada ao seu estado emocional? Exatamente.

A dor funciona como um mecanismo do corpo para indicar que algo está errado. Sem a dor, nos colocaríamos muito mais em risco pelo simples descuido.

Na presença de estresse,
os músculos ficam tensos, causando dores específicas.

Como o estado emocional pode influenciar na saúde?

A tensão aumenta o cortisol, alterando o ritmo cardíaco. Além disso, pessoas deprimidas tendem a ter uma postura errada e a não realizar exercícios, causando dores.

O processo inflamatório desse tipo de dor é diferente da causada por um trauma físico. Ele está diretamente relacionado aos hormônios e à postura.

As dores mais comuns ligadas ao emocional são: dor de cabeça, no pescoço/nuca, nos ombros, nas costas, na lombar e no estômago.

Dores comuns

Mãos, articulações, músculos, joelhos e quadris também podem ser afetados durante crises de dores emocionais.

A terapia desse tipo de dor deve contar com uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir médico, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico.

Formas de tratamento

O tratamento medicamentoso inclui analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressivos, anticonvulsivantes e opioides. A atividade física também é um fator essencial para a recuperação.

Acupuntura e massagens também são bem-vindas para auxiliar no tratamento.

Descubra tudo sobre dor nas costas em Minha Vida!

Clique aqui e leia mais