13 doenças que
se manifestam pela boca

Além de ser fundamental para a alimentação e para ostentar um belo sorriso, a boca também é uma ótima sinalizadora que indica quando estamos com algum problema de saúde.

Doenças sistêmicas, como
as autoimunes, infecciosas ou neoplásicas (tumores) são exemplos que apresentam sintomas na via oral.

Segundo o cirurgião-dentista Celso Lemos, os sinais mais frequentes que costumam aparecer na boca são sangramento, inchaços e feridas nas gengivas e nas mucosas bucais.

Confira a seguir quais são essas patologias e entenda como elas costumam afetar toda a via oral.

Doenças que se manifestam pela boca

A deficiência de ferro leva à queda da hemoglobina no sangue. Ela pode ser detectada pela palidez das mucosas da boca e pela atrofia das papilas linguais (língua careca ou despapilada).

1. Anemia

O diabetes, quando não controlado, pode levar à gravidade periodontite. Além disso, uma de suas características é a dificuldade de cicatrização, especialmente após extrações dentárias.

2. Diabetes

Esse tipo de câncer costuma ser diagnosticado apenas em seu estágio mais avançado e os sinais aparecem internamente e externamente.

3. Câncer de boca

Os sinais são: feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, dormência, sangramentos, dor na garganta e manchas brancas ou avermelhadas

Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca ainda mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O câncer no sangue é uma neoplasia que apresenta sintomas na boca na forma de inchaço e até mesmo sangramento gengival antes de qualquer outra manifestação pelo corpo.

4. Leucemia

Especialmente em pacientes com bulimia purgativa (provocar vômito várias vezes ao dia), o contato do ácido clorídrico do estômago com os dentes pode levar à destruição do esmalte e dentina.

5. Bulimia

A garganta pode apresentar feridas na mucosa e inchaço das glândulas salivares também em casos de bulimia.

Casos avançados de cirrose podem provocar sintomas, como vômito, perda de peso, constipação, fígado aumentado e alteração da cor das mucosas, tornando-as amareladas ou esverdeadas.

6. Cirrose hepática

A sífilis é uma IST que leva ao aparecimento de lesões nas mucosas da boca, seja em forma de úlcera ou, mais tardiamente, como uma placa na mucosa


7. Sífilis

Outra IST que se manifesta pela boca é a AIDS, que provoca manchas brancas e incomuns na língua e nas mucosas.


8. AIDS

Embora relacionada à genitália, a candidíase ocorre na boca. Nela, a doença manifesta vermelhidão, ardência, dor e dificuldade para engolir e manchas brancas dentro da boca (e na língua).


9. Candidíase

A paracoccidioidomicose é um tipo de micose progressiva de pele. Os pacientes manifestam sintomas como lesões no nariz e na cavidade oral.

10.
Paracoccidioidomicose

Quando um paciente é acometido pelo vírus do sarampo, um dos sintomas é o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo todo, inclusive dentro da boca, conhecidas como Manchas de Koplik.


11. Sarampo

A Síndrome de Sjögren é uma doença reumática autoimune cuja causa ainda não é conhecida e que leva a uma xerostomia intensa (boca seca com ou sem hipossalivação).

12. Síndrome de Sjögren

 Mucosas da boca também podem sinalizar sintomas de doenças autoimunes, como o pênfigo vulgar e do penfigoide, que se apresentam em forma de bolhas e feridas sangrantes.

13. Doenças autoimunes

Vale lembrar que esses sintomas variam de pessoa para pessoa e que a avaliação médica é o melhor caminho para o diagnóstico correto.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui