Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a chia é uma semente repleta de benefícios para o organismo. Confira algumas ideias para consumi-la:
Iogurte, frutas e saladas de frutas vão muito bem com a semente polvilhada, conferindo um toque de crocancia prato e o enriquece com fibras.
A chia também combina muito bem com alimentos ricos em cereais. É possível incluí-la em granolas e em barrinhas de cereais feitas em casa.
Ela traz uma textura diferente, mais crocante, semelhante ao gergelim.
Jogue a sementinha no meio da massa ou substitua a farinha de trigo por ela.
A forma de preparo é idêntica à omelete comum. A diferença é o acréscimo da chia. Depois de adicioná-la à receita, é só bater um pouco mais junto aos ovos.
A chia pode substituir os ovos em alguns tipos de receitas. Isso porque, ao misturá-la com água, ela tem o poder de se transformar em gel.
Use uma colher de sopa de farinha de chia para cada 500g de alimento.
Ao entrar em contato com a água, a chia torna-se um gel e pode ser utilizada para dar liga a diferentes receitas que levam farinha na composição.
Deixe as sementes embebidas no meio líquido por trinta minutos e depois misture-as em sua receita de purê, dando uma textura diferente ao prato
A chia reduz o índice glicêmico das bebidas, ideal para pessoas com diabetes ou que querem emagrecer.
Acrescente 200g de fruta de sua escolha e quatro colheres de sopa do gel de chia e leve ao fogo baixo, adoçando com açúcar ou adoçante de sua preferência.
Basta hidratar a chia em um líquido de sua escolha por cerca de seis horas. Depois, misture o gel com o que quiser.
Misturar o gel da chia com leite e adoçante pode render um delicioso mingau de chia, mais saudável do que os tradicionais por trazer fibras, proteínas e gorduras da chia.