3 exercícios de academia que podem prejudicar a coluna

Com a reabertura das academias, volta a antiga rotina de treinos nos aparelhos e máquinas. O que muitos podem não saber é que alguns exercícios podem prejudicar a coluna!

Apesar de serem benéficos para o corpo, certos exercícios de academia precisam de muita atenção e cuidados, pois podem fazer mal à coluna se executados incorretamente. Confira alguns exemplos.

Grande aliado dos membros inferiores, esse exercício pode prejudicar a coluna se for aplicada uma carga muito alta sem preparo físico. A postura no aparelho também pode atrapalhar!

Leg press

A maneira correta de realizar o leg press é com a coluna bem apoiada no aparelho e os pés afastados na largura do ombro. Evite também levantar os glúteos do assento.

É um dos exercícios mais populares e pode trabalhar vários músculos simultaneamente. Porém, se feito incorretamente, pode prejudicar a coluna, o quadril e os joelhos.

Agachamento

Para realizar o agachamento corretamente, evite aproximar muito os joelhos, curvar as costas ou jogar o quadril para frente. Caso ainda tenha dificuldades, procure ajuda profissional.

Muito útil na musculação, o peso livre pode ser facilmente usado de forma errada. Na maioria dos casos, o praticante acaba não prestando atenção aos movimentos ou é orientado incorretamente.

Peso livre

Primeiro, busque compreender o exercício e os movimentos antes de executá-los. Também tenha muito cuidado ao manusear os pesos antes de
se exercitar para evitar sobrecarga muscular.

Todos os exercícios podem ser feitos, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Para isso, preste atenção às orientações do profissional e à carga aplicada no exercício.

Cuidados na academia

Caso sinta dores ou desconfortos, o exercício deve ser interrompido para evitar lesões maiores. Se a dor persistir, um especialista deve ser consultado para avaliar o caso.

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