4 alimentos
que não devem ser lavados:
veja quais são

O processo de higienização dos alimentos é uma etapa fundamental para evitar a contaminação por bactérias, vírus e parasitas que alguns alimentos carregam.

Porém, em alguns casos, a lavagem não é recomendada, pois o processo pode contaminar a cozinha com bactérias ou prejudicar o preparo desses ingredientes.

Pensando nisso, listamos alguns alimentos que não devem ser lavados antes do consumo. Vem conferir!

Nenhum tipo de carne deve ser lavado! Isso porque o processo pode espalhar micro-organismos na pia e em outros alimentos.

Carnes

É muito comum ver pessoas que lavam frango, peixes e até mesmo carne vermelha. Porém, a água não é capaz de eliminar as bactérias, elas só são totalmente removidas ao cozinhar ou ao fritar as carnes.

Os ovos não devem ser lavados antes do armazenamento, pois isso remove uma película que protege a casca da entrada de salmonella.

Ovos

A salmonella é um micro-organismo que pode trazer diversos problemas à saúde, além de contaminar outros alimentos. Por isso, lave os ovos somente antes de consumi-los!

Não há necessidade de lavar, pois qualquer micro-organismo maléfico será eliminado do macarrão durante o cozimento.

Massas (macarrão)

Caso o alimento seja lavado antes, seu cozimento será prejudicado e isso pode deixá-lo mais mole do que o esperado e com um aspecto pastoso.

Os cogumelos são como esponjas. Caso lavados antes do consumo, eles absorvem toda a água utilizada, alterando drasticamente seu sabor e aspecto.

Cogumelos

Por isso, o ideal é limpar com uma escovinha de bebê ou com um papel levemente umedecido.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui