5 exercícios para evitar a canelite

A canelite ou periostite é o processo inflamatório da membrana que envolve a tíbia, osso localizado na canela.

Trata-se de uma doença crônica causada pela repetição de movimentos muito comum em quem pratica caminhada, corrida (seja na rua ou na esteira) e esportes como vôlei e basquete.

O principal sintoma da canelite é a dor na região da canela,  sendo esse desconforto a causa de dificuldades para andar e realizar movimentos do dia a dia.

A melhor forma de evitar a canelite são exercícios para aumento da resistência dos músculos envolvidos na ação
de flexão e extensão do tornozelo e pé. Confira:

Exercícios para prevenir a canelite

De pé, mantenha os pés juntos e a postura ereta. Olhe para frente e fique na ponta dos pés, elevando o corpo. Volte devagar à posição inicial e repita o processo.

1. Ponta do pé

De pé, mantenha os pés juntos e a postura ereta. Olhe para frente e fique sobre os calcanhares, jogando levemente o corpo para trás. Volte devagar à posição inicial e repita o processo.

2. Calcanhares

De pé, mantenha a postura ereta. Olhe para frente, apoie-se nas pontas dos pés e atravesse os cômodos da casa caminhando normalmente. 

3. Caminhada na ponta dos pés

De pé, mantenha a postura ereta. Olhe para frente, apoie-se sobre os calcanhares e atravesse os cômodos da casa caminhando normalmente.

4. Caminhada sobre os calcanhares

Sente-se em uma cadeira, sofá ou na ponta da cama. Coloque caneleiras na ponta dos pés e levante-as apoiando-se somente nos calcanhares. 

5. Dorsiflexão

Além dos exercícios citados, lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo e quando for aumentar a intensidade do treino, peça orientações de profissionais.

Atente-se também ao calçado usado nas atividades físicas e o local onde o treino é realizado: quanto mais duro e maior o atrito do calçado com o piso, maior a chance de canelite. 

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