5 exercícios que fortalecem o assoalho pélvico feminino

Você pode até não conhecer, mas o assoalho pélvico é um grupo de músculos que sustentam os órgãos abdominais e pélvicos, como a bexiga, o intestino e o útero.

Embora não seja muito lembrada, essa região precisa de uma atenção especial para funcionar corretamente e evitar uma série de problemas, como lesões, prolapso genital e incontinência urinária.

Diferentes fatores podem levar ao enfraquecimento do assoalho pélvico, como gravidez, parto, obesidade e o próprio envelhecimento.

Mas sabia que existem formas de fortalecer o assoalho pélvico e de treinar essa área? Conheça 5 maneiras a seguir:

Em uma posição confortável, mantenha os músculos do assoalho pélvico contraídos de 3 a 6 segundos. Inspire e solte a contração. Relaxe e repita três vezes ao dia.

Exercícios de Kegel

Em pé e com os pés ligeiramente separados, flexione os joelhos e jogue os quadris para trás. Desça até as coxas ficarem paralelas ao chão e volte para a posição inicial. Repita 15 vezes.

Agachamento

No chão com os joelhos dobrados e os braços esticados com a palma da mão voltada para baixo, levante os quadris. Faça uma pausa e volte à posição inicial. Repita 10 vezes.

Ponte

Com as costas no chão e os joelhos dobrados, comece a abrir lentamente as pernas para que cada joelho vá para fora. Volte lentamente ao início. Repita de 10 a 15 vezes.

Split tabletop

Em quatro apoios e com as costas e a cabeça retas, estique e levante simultaneamente perna esquerda e braço direito. Volte à posição inicial e mude o braço e a perna. Faça 10 repetições.

Super-homem

Todos os exercícios podem ser feitos tranquilamente em casa a qualquer hora do dia. O ideal é realizá-los diariamente ou, pelo menos, de 3 a 4 vezes na semana.

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