5 métodos para aprimorar o seu treino de musculação

De tempos em tempos, é recomendado fazer alterações no treino de musculação, seja na carga, no número de repetições ou até no tempo de descanso entre as séries.

Tudo isso pode ser feito de acordo com o objetivo, o tempo disponível e o condicionamento físico.

Diversos formatos de treino de musculação são utilizados por alunos e instrutores e cada um pode trazer um benefício diferente. Listamos os mais populares nas academias, confira:

Um dos formatos mais conhecidos é o ABC. Além de otimizar o ganho de massa muscular, preserva a articulação.

1. Formato do treino

Neste treino, o foco é o desenvolvimento muscular, e ele pode ser dividido de várias maneiras, como treino AB, ABCD ou ABCDE. Cada um deles foca em grupamentos musculares diferentes.

É um treino intenso realizado a partir de dois exercícios diferentes para o mesmo grupo muscular, em sequência e sem descanso. É indicado para ter um bom condicionamento físico.

2. Treino bi-set

A combinação de exercícios no bi-set é a mais variada possível, combinando dois movimentos sem pausa. Por exemplo: dois exercícios para os músculos peitorais em sequência e um intervalo.

É uma das variações do bi-set, com as mesmas função e benefícios.  Neste caso, em vez de dois exercícios, são indicados três exercícios em sequência e sem intervalo entre eles.

3. Treino tri-set

Este treino foca na alteração da carga utilizada nos exercícios. Ele é realizado em repetições sem descanso, com diminuição da carga entre as séries.

4. Treino drop-set

Dessa forma, o drop-set trabalha a fadiga muscular, provocando um crescimento maior do músculo e promovendo um alto gasto calórico, o que ajuda no emagrecimento.

É um formato que possibilita a alteração da carga, de maneira crescente ou decrescente - entre as repetições em sequência e com intervalo de descanso.

5. Treino pirâmide

O treino pirâmide tem os mesmos benefícios do drop-set, porém, é mais indicado para quem busca aprimorar a força e a resistência muscular.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui