6 alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade… Esses são alguns dos sintomas da menopausa. E você sabia que a alimentação tem tudo a ver com a redução desses desconfortos?

Exatamente! Uma dieta equilibrada e com determinados itens alimentares pode ajudar a amenizar os sintomas típicos da menopausa. Veja, a seguir, seis itens que trazem melhorias nos desconfortos:

O chá branco tem efeito antioxidante e aumenta o metabolismo basal, o que é ótimo para diminuir o acúmulo de gordura típico dessa fase.

1. Chá branco

Evite produtos em conserva e industrializados. Isso porque grande parte deles possui um alto nível de sódio. Diminuindo o sódio, você pode diminuir também o inchaço.

2. Produtos naturais

Estes alimentos são ricos em coenzima Q10, um antioxidante envolvido na produção energética do corpo. Com ele, é possível reduzir a fadiga e melhorar o sistema imunológico.

3. Sardinha
e aveia

Nozes, castanhas e peixes, como o salmão e o atum, são ricos em magnésio. Ao incluir esse mineral na alimentação, há a redução da fadiga e o aumento da produção de energia do corpo.


4. Magnésio

A menopausa tem como característica a diminuição da densidade óssea, o que pode levar à osteoporose. Por isso, é recomendada uma dieta rica em cálcio, com leite, brócolis e nabo, por exemplo.


5. Cálcio

A soja é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia.


6. Soja

Saiba como lidar com a menopausa no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais