Ondas de calor, suores noturnos, ganho de peso, insônia, irritabilidade… Esses são alguns dos sintomas da menopausa. E você sabia que a alimentação tem tudo a ver com a redução desses desconfortos?
Exatamente! Uma dieta equilibrada e com determinados itens alimentares pode ajudar a amenizar os sintomas típicos da menopausa. Veja, a seguir, seis itens que trazem melhorias nos desconfortos:
O chá branco tem efeito antioxidante e aumenta o metabolismo basal, o que é ótimo para diminuir o acúmulo de gordura típico dessa fase.
Evite produtos em conserva e industrializados. Isso porque grande parte deles possui um alto nível de sódio. Diminuindo o sódio, você pode diminuir também o inchaço.
Estes alimentos são ricos em coenzima Q10, um antioxidante envolvido na produção energética do corpo. Com ele, é possível reduzir a fadiga e melhorar o sistema imunológico.
Nozes, castanhas e peixes, como o salmão e o atum, são ricos em magnésio. Ao incluir esse mineral na alimentação, há a redução da fadiga e o aumento da produção de energia do corpo.
A menopausa tem como característica a diminuição da densidade óssea, o que pode levar à osteoporose. Por isso, é recomendada uma dieta rica em cálcio, com leite, brócolis e nabo, por exemplo.
A soja é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar a frequência dos calores, da sudorese, das irritações e até da insônia.
Saiba como lidar com a menopausa no Minha Vida!