6 benefícios do exercício de prancha e dicas para começar

A prancha isométrica é um exercício simples, cheio de vantagens e que pode ser feito
em casa sem nenhum tipo de aparelho. Descubra seus benefícios para o corpo.

A prancha isométrica trabalha o core, cinturão que envolve a região do barriga e a coluna. Ao exercitar esse grupo muscular, você fortalecerá o abdômen, a lombar e os glúteos.

Fortalece o corpo

Por ser feito em isometria, o exercício trabalha o corpo todo para sustentar a posição. Essa estabilização para manter o equilíbrio acaba acelerando o metabolismo.

Acelera o metabolismo

Ao fortalecer o core, a prancha isométrica ajuda na prevenção de lesões na hérnia de disco, na coluna e na lombar, além de também reduzir as dores nas costas. 

Previne lesões

Ao fortalecer a musculatura da região central e dos músculos abdominais, o movimento natural do corpo é de deixar a postura mais ereta por causa da sustentação.

Melhora a postura

A prancha isométrica pode ajudar no equilíbrio, já que manter a estabilização durante o exercício, sem sair da posição, deixará o corpo mais equilibrado com o passar do tempo.


Traz equilíbrio

Os exercícios de prancha isométrica costumam ser desafiadores, mas, justamente por envolver diversos níveis de dificuldade, a prática pode ajudar a estabelecer metas de treino.

Ajuda na motivação

A dica é começar a prancha isométrica aos poucos. Nos primeiros dias, você pode usar os joelhos apoiados no chão e ir adicionando mais segundos a cada semana.

Como começar a fazer prancha?

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