6 dicas de como dizer “não” sem parecer egoísta

Desde cedo, as pessoas são educadas a pensar "além de si" e dar atenção também às necessidades dos outros. Dessa forma, estamos acostumados a perceber as pessoas à nossa volta.

Devo olhar para mim ou para o outro? O equilíbrio é a solução desse problema: é preciso saber se enxergar para ver as necessidades dos outros. Veja como:

Compreenda o que realmente é importante para si e aceitar as emoções. Através delas, podemos conhecer gatilhos internos e entender nossas vontades.

Autoconhecimento

Aceite e reconheça suas emoções, sejam elas “positivas” ou “negativas”. É importante lembrar que aceitar não é, necessariamente, gostar de todas as emoções que vivenciamos.

Autorrespeito

Quando agimos de acordo com nossos valores, temos mais chance escolher com serenidade as ações cotidianas. 

Boas escolhas

Para olhar para si sem egoísmo, converse com as pessoas ao seu redor. Se você gostaria de deixar de fazer coisas que podem ser responsabilidade do outro, o ideal é falar antes.

Converse mais

Com o autoconhecimento, é possível “doar-se sem rasgar-se”. Tenha em mente que ao ouvir, sentir e tomar consciência do que é importante para si, você jamais será egoísta!

Entenda seu limite

Se você acredita que alguém te ama só porque você é um "faz tudo", melhore suas relações! Você é tão importante quanto o mundo em sua volta, portanto, veja seu modo de tratar a si.


Saiba seu valor

É importante lembrar que tudo isso pode ser trabalhado com a ajuda profissional de um psicólogo. E para olhar o outro com compaixão e respeito, entenda que, ao dar, você não perde!

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui