6 dicas para controlar a
ansiedade e cuidar
da saúde mental

A ansiedade é um estado, geralmente, caracterizado pelo medo, mal-estar, angústia, desconforto, insegurança e sensação de que algo desagradável está para acontecer.

As crises de ansiedade podem
ser amenizadas com
psicoterapia, uso de
medicamentos e também com
algumas mudanças no dia a dia.
Separamos 6 dicas para você
já colocar em prática por aí:

Pratique atividades físicas 

A prática de exercícios físicos é uma das formas mais comuns
de combater a ansiedade
por elevar a produção
de serotonina. 

Reduza o estresse

O estresse diário é um dos gatilhos para as crises de ansiedade. Ele pode ser amenizado com práticas como meditação, acupuntura e ioga, que também promove o bem-estar físico.

Controle sua respiração

Um dos métodos mais eficazes para controlar a ansiedade é a respiração. Durante uma crise, o recomendado é inspirar e expirar lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Organize seu espaço

A bagunça acaba dificultando o bem-estar. Trabalhar, estudar e viver em um ambiente organizado pode ajudar no equilíbrio emocional e no controle da ansiedade.

Pratique o autocuidado

Reservar algum tempo do dia para você e ouvir suas reais necessidades pode contribuir diretamente para o controle da ansiedade.

Busque o autoconhecimento

Quem se conhece bem sabe respeitar seus limites e consegue dizer "não". Isso também é uma prática que ajuda a manter a saúde mental em dia.

É importante reforçar que a consulta com um profissional da psicologia é essencial para o tratamento da ansiedade e de outros distúrbios psicológicos. Cuide de sua saúde física e mental!

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