6 filmes para educar crianças sobre raça e representatividade

Pensar no desenvolvimento completo de uma criança é pensar também em uma educação que contemple questões sociais. É importante que a criança, desde cedo, entenda a importância desses assuntos.

Uma forma fácil de introduzi-los aos pequenos é por meio de animações. Pensando nisso, separamos seis animações que abordam questões de representatividade e de racismo. Confira:

O curta-metragem, dirigido por Matthew A. Cherry, retrata a história de um pai aprendendo a arrumar o cabelo de sua filha, que é crespo. Levou o Oscar de Melhor Curta Animado.

1. Hair Love

Além de representatividade, a animação aborda a importância da paternidade. O curta está disponível no YouTube, basta pesquisar “Hair Love”.

A animação da DC dos anos 2000 se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas por Virgil, o personagem super herói negro.

2. Super choque

A Disney também não fica de fora na representatividade. A história conta com uma protagonista negra que passa por diversas aventuras para conquistar seu restaurante dos sonhos.

3. A Princesa e o Sapo

A animação da produtora audiovisual Célia Harumi Seki explora o aspecto mitológico da cultura afro-brasileira.

4. Iemanjá Yemojá: A criação das ondas

A história de Iemanjá mostra uma visão da vida e da evolução da humanidade originadas na África, fonte de uma cultura rica e enraizada no Brasil. Pesquise o título no YouTube.

O desenho nigeriano criado por Adamu Waziri conta a história de dois irmãos gêmeos que vivem na África subsaariana.

5. Bino e Fino

A cada dia, a dupla descobre aspectos diferentes sobre o mundo, a vida e a história do continente. Também está disponível dublado em português no YouTube.

A animação da Nickelodeon conta a história de Nella, filha de pai negro e mãe branca. Em cada episódio, a princesa corajosa salva os cidadãos do reino de seus pais.

6. Nella, uma princesa corajosa

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui