6 vitaminas para manter a pele saudável

Acne, cravos e rugas podem incomodar até os menos vaidosos. E alguns cuidados simples, como usar protetor solar, não são suficientes para deixar a pele saudável às vezes.

Assim como outros órgãos do corpo, a pele também precisa de nutrição, principalmente de quem tem histórico de problemas dermatológicos.

Dentre todos os nutrientes, as vitaminas ganham destaque. Pensando nisso, selecionamos seis dessas substâncias que são importantes para manter a saúde da pele em dia. Confira!

Ela ajuda a balancear a produção de secreções das glândulas sebáceas, sendo muito eficiente contra a acne - comum quando há entupimento em poros da pele.

Vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.

O principal benefício da vitamina B2 é aumentar a produção de energia pelas células. Ela ajuda a acelerar a renovação celular, deixando a pele firme e saudável.

Vitamina B2

Por isso, a vitamina B2 é ideal para combater as rugas e pode ser encontrada nos laticínios em geral, como leite, queijo e iogurte, ou em outras fontes, como fígado e folhas verdes.

Encontrada principalmente em ovos e grãos, a vitamina B3 também facilita a circulação sanguínea, evitando o aparecimento de cravos.

Vitamina B3

Os cravos são formados pelo acúmulo de substâncias sebáceas nos poros da pele, algo comum em casos de má circulação - que dificulta o transporte de nutrientes que dilatam os poros.

Por sua ação cicatrizante, a vitamina B6 pode proteger a pele de inflamações causadas por lesões ou irritações. Além disso, é uma grande aliada do sistema imunológico.

Vitamina B6

Esse nutriente pode ser encontrado em fontes como batata, banana, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum e abacate.

Famosa por ser usada na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele, evitando o envelhecimento e o ressecamento da cútis.

Vitamina C

Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas e vegetais.

Assim como a vitamina C, a vitamina E também age contra o envelhecimento da pele. Porém, seu principal benefício é proteger as células da ação dos radicais livres.

Vitamina E

Ela também desacelera o envelhecimento e ressecamento da pele. Verduras, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana e carnes são fontes de vitamina E.

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