Na hora da corrida, é preciso ter mais do que pernas resistentes e um coração saudável: é essencial ter pulmões fortes.
Isso porque se a capacidade dos pulmões for limitada, o cansaço aparece mais cedo e a respiração ofegante. E para isso acontecer com menos frequência, alguns hábitos podem ajudar. Confira!
A regularidade faz com que o corpo se acostume com o esforço e consiga progredir. Por isso, pessoas que não costumam praticar exercícios têm menos fôlego.
A capacidade respiratória pode ser melhorada com corridas longas e lentas porque promove uma hipertrofia cardíaca adequada e não leva à exaustão.
Treinar corrida e caminhada em séries intercaladas traz uma maior percepção do esforço físico e permite tempo para recuperar o fôlego, melhorando o condicionamento físico.
É preciso controlar o movimento de entrada e saída do ar para que a respiração não fique acelerada ao correr. Evite respirar somente pela boca, pois aumenta o cansaço.
Experimente praticar exercícios que melhoram a capacidade respiratória, como natação, vôlei, futebol, tênis e ciclismo.
Principalmente para pessoas saindo do sedentarismo, é essencial começar caminhando e, depois, passar para trotes leves, antes de correr.
Alguns hábitos podem comprometer a capacidade pulmonar. Por exemplo: o tabagismo prejudica a função dos alvéolos pulmonares de absorverem oxigênio.
Saiba como melhorar seu desempenho
na corrida no
Minha Vida!