Além de gerar inúmeros malefícios à saúde, o hábito de fumar pode levar ao tabagismo, doença crônica causada pela dependência à nicotina.
Assim, decidir parar de fumar ou diminuir o consumo de cigarro pode ser uma tarefa difícil e exige paciência. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se livrar desse hábito.
Adesivos de nicotina, interrupção total do fumo, psicoterapia: as maneiras de parar de fumar funcionam de forma diferente para cada pessoa.
Escolha uma data e estabeleça uma meta até ela. Isso pode motivar e incentivar suas decisões em relação ao fumo no dia a dia.
É comum a pessoa passar por períodos de muita vontade de consumir cigarro. Nessas horas, é indicado encontrar um substituto saudável para o cigarro, como água.
Quando o consumo de cigarro se torna um vício, o apoio de um profissional é essencial. Ter um acompanhamento médico pode ser um grande apoio na hora de parar de fumar.
Quem deseja parar de fumar também deve evitar consumir bebidas alcoólicas. Esta atitude vale tanto para a quantidade quanto para a frequência com que se bebe.
Muitas pessoas escolhem fumar pelo efeito relaxante da nicotina. Portanto, quando se sentir ansioso, procure outras alternativas para lidar com o estresse.
É comum que o cigarro seja considerado uma espécie de "companheiro" de quem fuma. Por isso, ao parar de fumar, a pessoa deve estar pronta para perder essa companhia.
Todo vício deve ser encarado como um problema sério. Caso haja momentos de recaída, não se julgue por isso. Faça as pazes consigo mesmo!