Em diversas situações do dia é normal sentir cansaço depois de um dia cheio no trabalho, por exemplo. Mas você já sentiu uma exaustão que afeta a concentração e o foco?
Esse é o cansaço mental, que impacta nossa capacidade de pensar, resolver problemas ou processar tarefas básicas. Isso acontece quando o cérebro recebe muitos estímulos ou quando estamos estressados.
Geralmente, o cansaço mental pode dificultar nossa rotina, causando falta de motivação, sobrecarga, procrastinação, irritabilidade, fadiga e desesperança. Mas calma, porque é possível lidar com isso!
A maneira correta de lidar com o cansaço mental pode variar a cada caso. Por isso, o primeiro passo é identificar os sinais da exaustão mental.
Cansaço e fadiga podem ser sintomas de diversas doenças. Por isso, é importante passar por uma avaliação médica para identificar alguma doença ou desequilíbrio hormonal.
Fazer uma pausa, desligar o celular e reservar um momento só seu pode recarregar nossas energias. Além disso, reduz o excesso de estímulos sensoriais, ajudando no descanso.
Sua mente precisa de um alívio. Por isso, faça uma pausa de cinco minutos a cada hora para se afastar da mesa de trabalho. Aproveite esse tempo para esticar o corpo ou beber água.
Muitas vezes, queremos abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo. Porém, devemos entender os próprios limites e aceitar que, muitas vezes, não será possível fazer tudo.
Experimente fazer algo novo na sua rotina, como ir a um lugar que você nunca visitou. Por mais simples que possa parecer, experimentar coisas novas pode dar um impulso de energia.
Nos tempos livres, faça algo por você mesmo: um banho relaxante, automassagem, meditação, yoga ou faça algum exercício físico.
Há fardos que não precisam ser carregados sozinho. Por isso, procurar um profissional voltado para a saúde mental pode te ajudar a entender o que você está passando e seus sentimentos.