8 maneiras de lidar com o cansaço mental

Em diversas situações do dia é normal sentir cansaço depois de um dia cheio no trabalho, por exemplo. Mas você já sentiu uma exaustão que afeta a concentração e o foco?

Esse é o cansaço mental, que impacta nossa capacidade de pensar, resolver problemas ou processar tarefas básicas. Isso acontece quando o cérebro recebe muitos estímulos ou quando estamos estressados.

Geralmente, o cansaço mental pode dificultar nossa rotina, causando falta de motivação, sobrecarga, procrastinação, irritabilidade, fadiga e desesperança. Mas calma, porque é possível lidar com isso!

A maneira correta de lidar com o cansaço mental pode variar a cada caso. Por isso, o primeiro passo é identificar os sinais da exaustão mental.

1. Como lidar?

Cansaço e fadiga podem ser sintomas de diversas doenças. Por isso, é importante passar por uma avaliação médica para identificar alguma doença ou desequilíbrio hormonal.

2. Descarte problemas de saúde

Fazer uma pausa, desligar o celular e reservar um momento só seu pode recarregar nossas energias. Além disso, reduz o excesso de estímulos sensoriais, ajudando no descanso.

3. Tempo de descanso

Sua mente precisa de um alívio. Por isso, faça uma pausa de cinco minutos a cada hora para se afastar da mesa de trabalho. Aproveite esse tempo para esticar o corpo ou beber água.

4. Pequenas pausas

Muitas vezes, queremos abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo. Porém, devemos entender os próprios limites e aceitar que, muitas vezes, não será possível fazer tudo.

5. Entenda seus limites

Experimente fazer algo novo na sua rotina, como ir a um lugar que você nunca visitou. Por mais simples que possa parecer, experimentar coisas novas pode dar um impulso de energia.

6. Faça algo novo

Nos tempos livres, faça algo por você mesmo: um banho relaxante, automassagem, meditação, yoga ou faça algum exercício físico.

7. Autocuidado

Há fardos que não precisam ser carregados sozinho. Por isso, procurar um profissional voltado para a saúde mental pode te ajudar a entender o que você está passando e seus sentimentos.

8. Terapia

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