8 maneiras simples de aliviar a dor de garganta

Seja uma dor aguda ou aquela sensação de garganta "arranhando", a indicação é que há algo de errado e tem uma doença se instalando.

Alguns métodos, porém, podem ajudar. Separamos, a seguir, algumas práticas para aliviar a dor de garganta. Confira!

Apenas não se esqueça que
o tratamento indicado para inflamações e infecções da garganta é o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, sempre sob orientação médica.

Esses truques dão apenas um alívio para a garganta, sem influenciarem no tratamento da inflamação ou de outra condição existente.

A maçã ajuda no aquecimento e na lubrificação das pregas vocais, sendo inclusive uma boa pedida para pessoas que estão roucas ou sem voz.



Maçã

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas também são conhecidas por seu nutriente anti-inflamatório e antioxidante, muito importante no fortalecimento da imunidade.



Frutas cítricas

O própolis é um ótimo aliado no alívio da dor, ainda que não exista comprovação de seu efeito no combate da infecção.



Própolis

Medicamentos à base de hexamidina trazem efeito analgésico, sendo indicados para aliviar a dor.


Hexamidina
em spray

Tanto o chá de gengibre quanto a bala feita com a raiz ajudam no alívio do sintoma. A bala, inclusive, estimula a salivação e lubrifica as cordas vocais.



Gengibre

A menta aumenta a salivação, dá sensação de frescor e alivia os sintomas inflamatórios. Só vale um cuidado: o frescor pode irritar ainda mais a região; nesse caso, suspenda o uso.



Menta

Qualquer chá traz água, fundamental para o tratamento, além de substâncias como gengibre e alho. Apenas tome cuidado com a temperatura, pois a bebida muito quente pode piorar o quadro.



Chás

Esses truques são ótimos para aliviar a dor, mas não são o tratamento indicado para combater a doença. Por isso, sempre procure um médico para saber como proceder.


Não deixe de ir
ao médico

Especialmente se junto com a dor de garganta o quadro apresentar sinais de piora, como a presença de pus, sangue ou dores mais intensas.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui