8 motivos por que você não consegue soltar o intestino

Você, provavelmente, já sentiu dificuldade para evacuar ou conhece alguém que já passou por isso. Pois sofrer com intestino preso é uma realidade para boa parte da população.

A constipação não é definida necessariamente pela frequência de idas ao banheiro, já que esse número varia muito de pessoa para pessoa.

De acordo com os especialistas, você pode ir ao banheiro a cada dois ou três dias, por exemplo. E se a evacuação não for desconfortável, você não está com prisão de ventre.

Algumas pessoas podem, inclusive, ir ao banheiro todos os dias, mas sofrem de intestino preso justamente pela dificuldade ao evacuar ou pela sensação de não ter evacuado o suficiente.

Embora afete pessoas de qualquer idade e gênero, a constipação intestinal é algo mais comum nas mulheres. E existe uma série de causas possíveis que explicam a prisão de ventre, como:

Mulheres são as mais afetadas

O consumo diário de fibras deve ser maior que 25 gramas. Uma dieta pobre desse nutriente impacta no funcionamento do intestino.

1. Falta de fibras na alimentação

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. A baixa hidratação faz com que o bolo fecal fique ressecado, o que causa grande desconforto.

2. Beber pouca água

Atividades físicas de rotina são importantes para que o intestino funcione bem. Exercícios incentivam os movimentos intestinais, o que auxilia na eliminação de fezes.



3. Sedentarismo

A ingestão constante de laxantes, sedativos, narcóticos, antiácidos e medicamentos para baixar a pressão arterial podem causar prisão de ventre.


4. Uso de certos medicamentos

Problemas na tireoide, diabetes e a síndrome do intestino irritável podem influenciar no fluxo gastrointestinal e levar à prisão de ventre.

5. Condições
e doenças específicas

Mudanças hormonais, que acontecem no ciclo menstrual e na gravidez, também têm influência na regulação intestinal. Isso pode levar tanto à prisão de ventre quanto diarreias.


6. Alterações hormonais

Nosso estado emocional é outro fator que interfere no trânsito intestinal. Isso porque o intestino tem seu próprio sistema nervoso, que está ligado ao cérebro através de ramificações.



7. Estresse

Ignorar a vontade de ir ao banheiro pode atrapalhar ainda mais o fluxo intestinal. Isso acontece, principalmente, porque a pessoa não se sente à vontade para evacuar fora de casa.


8. Hábitos culturais

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui