Acne pode piorar no inverno?

Embora não seja uma doença sazonal, o frio e as baixas temperaturas do inverno tornam a acne muito mais acentuada. Mas por que isso acontece?

Quando a temperatura cai, a umidade do ar cai, o que compromete a barreira natural da pele e faz com que ela seja menos capaz de combater infecções.

Por que o inverno piora a acne?

E não é só isso! Durante o inverno, é comum um aumento na ingestão de alimentos mais cremosos, o que eleva a oleosidade — podendo piorar (muito!) os quadros de acne.

Para completar, a temperatura quente da água durante o banho aumenta a perda de umidade e altera a camada de lipídios que protege a pele, prejudicando sua função de proteção.

Como consequência, a pele fica mais seca e suscetível a dermatoses, como psoríase e rosácea, e a fungos e bactérias patogênicos.

Primeiro de tudo: evite banhos sob água escaldante! Prefira temperaturas mais amenas; não precisa ser frio, apenas evite o “banho sauna”.

Como cuidar da pele no inverno?

Se a sua pele já tem tendência a ser seca, use sabonetes suaves e neutros para não piorar o ressecamento da pele. Lembre-se: produtos apropriados para seu tipo de pele são os melhores!

E procure usar maquiagens não comedogênicas ou “oil free” por não serem oleosas e não obstruírem os poros. 

Por fim, invista em uma alimentação saudável e rica em proteínas e em minerais. Isso ajuda a diminuir a inflamação na pele, a oleosidade e na cicatrização da cútis.

Anotou? Veja como eliminar a acne com esses nutrientes no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais