Álcool e cirrose: principais mitos e verdades entre os dois

O consumo excessivo de álcool pode levar a maiores riscos de cirrose, doença que leva ao surgimento de nódulos no fígado.

Porém, será que a cirrose é causada apenas pelo consumo de bebida alcoólica? Confira alguns dos mitos mais comuns sobre a doença e o uso de álcool:

Mito! Além do álcool, há outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como as hepatites B e C e esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado).

Só bebida causa cirrose hepática?

Verdade! Ainda que os homens consumam mais álcool, as mulheres têm maior risco de desenvolver cirrose e de serem hospitalizadas por doenças do fígado.

Mulheres têm maior risco de desenvolver cirrose

Depende! Pessoas com síndrome metabólica, obesidade ou diabetes tipo 2 têm maior risco - mesmo com uso moderado de álcool e sem histórico de doença hepática.

Só o uso crônico de álcool causa cirrose

Mito! Parar de beber pode melhorar a inflamação do fígado, embora não possa reverter o quadro. Seguir bebendo acelera a doença e encurta a expectativa de vida.

Não adianta parar de beber tendo cirrose

Mas calma! O alerta é para quem exagera no álcool: busque um hepatologista caso queira saber se dos riscos para cirrose. Se você aprecia beber socialmente e de vez em quando, não precisa se assustar. 

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui