Além da cenoura: 11 alimentos fontes de vitamina A

Não são poucas as funções da vitamina A no nosso corpo, não! Com uma poderosa ação antioxidante, o nutriente ajuda a combater inúmeras doenças, desde as cardiovasculares até cânceres.

Mas para usufruir desses benefícios é preciso acertar na dose. Tanto o excesso quanto a deficiência vitamina A podem trazer problemas às células do nosso corpo.

Por isso, fique de olho na quantidade diária, tá? Se você tem problemas de deficiência de vitamina A, existem alguns alimentos que podem ajudar a suprir essa necessidade. Dá uma olhada!

O sabor de um bife de fígado pode não ser do agrado de muita gente, mas vale a pena considerar a sua riqueza nutricional, viu? Um bife rende 10700µg de vitamina A.

Fígado

Sim, ovos de galinha também são fonte de vitamina A e conferem 225 µg por unidade! Uma boa e deliciosa omelete de claras pode garantir a quantidade ideal da vitamina. 

Ovos

Além de garantir fibras, uma salada de agrião fornece betacaroteno, uma substância que se transforma em vitamina A no nosso organismo.

Agrião

Essa é super rica em vitamina A! 100g da hortaliça resultará em 750 µg. Demais, né? Para consumi-la da melhor forma, tente refogar a verdura com um fio de azeite e alho.

Couve

O espinafre não é só fonte de ferro, mas 100g também rendem 570 µg de vitamina A ao organismo! Caso prefira ela cozida, faça-a no vapor para conservar a maior quantidade de nutrientes. 

Espinafre

Ele faz parte do café da manhã e também pode servir de lanche entre as refeições! Por conta do betacaroteno, a fruta fornece 47 µg por 100g. 

Mamão

Comer tomates é uma ótima maneira de complementar a alimentação quando o assunto é vitamina A. Para cada 100g, você consegue 75 µg da substância. 

Tomate

Além de saborosa, a abóbora oferece 369 µg por 100g. Opte por cozinhá-la no vapor para manter o máximo de nutrientes.

Abóbora

A cor deste pimentão já indica que ele é rico em betacaroteno, substância que vira vitamina A no corpo. A cada 100g, conseguimos 157 µg da vitamina.

Pimentão vermelho

Essa frutinha, que fica uma delícia sendo ingerida entre as refeições principais ou como acompanhamento de saladas, conta com 96 µg de vitamina A para cada 100g. Demais, né?


Damasco

Além de conter potássio, a raiz rende até 961 µg da vitamina A para cada 100g preparados com casca. Um purê de batatas-doces é sempre uma boa pedida, não acha?


Batata-doce

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