10 alimentos para abaixar o colesterol alto

Quem sofre com problemas de colesterol sabe que a solução não está nas pílulas. Mesmo que você tome os remédios à risca, se não tiver uma alimentação balanceada, as taxas não entram nos eixos.

Boa alimentação e prática regular de exercícios físicos são suficientes para manter as taxas de colesterol em equilíbrio, diminuindo o risco de derrame e de infarto.

Confira uma lista de alimentos que ajudam a diminuir o colesterol:

Excelentes fontes de ômega 3, os peixes ajudam na redução dos níveis de colesterol e de triglicerídeos, reduzem o risco de formação de coágulos e tornam o sangue mais fluido.

1. Peixes

A aveia possui uma fibra solúvel chamada betaglucana, que promove saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia e inibe a absorção de gordura.

2. Aveia

Nozes e castanhas possuem grande quantidade de antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, além de arginina, que atua como vasodilatador.

3. Oleaginosas

O chocolate amargo é rico em flavonoides, substâncias que ajudam a diminuir os índices de colesterol ruim no organismo.

4. Chocolate amargo

O azeite é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol, protege contra doenças cardiovasculares e diminui a taxa glicêmica.


5. Azeite

As fibras da alcachofra são resistentes às enzimas, ajudando na diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos.


6. Alcachofra

Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os índices de colesterol ruim no organismo.


7. Laranja

Rica em ômega 3, a linhaça ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminui o risco de coágulos e regula os índices de colesterol bom e ruim.


8. Linhaça

A ingestão moderada da bebida (de uma a duas doses por dia) ajuda a aumentar os índices de colesterol bom em até 12%, resultado semelhante ao obtido com práticas de exercícios físicos.


9. Vinho

A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim e a aumentar o bom, além de fortalecer o organismo contra infecções.


10. Soja

3 alimentos que ajudam a controlar o colesterol em Minha Vida!

Clique aqui e leia mais