Amêndoa: conheça todos os benefícios da oleaginosa

As amêndoas são um snack saudável, bom para comer entre as refeições e com um perfil nutricional muito rico.

Ricas em vitaminas e minerais, as amêndoas proporcionam diversos benefícios ao corpo quando consumidas de forma equilibrada.

Essas vantagens estão relacionadas tanto à prevenção de doenças quanto ao fortalecimento dos ossos e aos cuidados estéticos. Confira:

Por conterem ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, as amêndoas ajudam a proteger o coração e a prevenir ataques cardíacos.

Melhora da saúde cardiovascular

Além disso, o consumo da semente também pode ajudar no controle da obesidade e na redução do ganho de peso - fatores de risco para ataques cardíacos e derrames.

A presença de riboflavina e L-carnitina contribui positivamente para a atividade cerebral e previne o declínio cognitivo, sendo especialmente benéfica para os idosos.

Melhora a saúde cerebral

Além das gorduras saudáveis, as amêndoas possuem probióticos - componentes que auxiliam na digestão, na detoxificação e na melhora da saúde da microbiota intestinal.

Ajuda na saúde digestiva

Devido à alta concentração de gorduras boas, as amêndoas ajudam a controlar a liberação de glicose no sangue - o que  previne a resistência à insulina.

Previne a diabetes

Sendo composta por antioxidantes, a semente ajuda a combater os radicais livres e o estresse oxidativo, agentes  ligados diretamente a inflamações e ao câncer.

Tratamento do câncer

As amêndoas são fontes de minerais que auxiliam no fortalecimento de dentes e ossos e ainda previnem doenças, como a osteoporose.


Fortalecimento de ossos e dentes

Os antioxidantes da amêndoa, por combaterem os radicais livres, ajudam diretamente a prevenir o envelhecimento precoce.


Ajuda a manter a saúde da pele

A melhor forma de consumir a amêndoa e aproveitar seus benefícios é in natura (crua ou em lascas). Ela também pode ser combinada com outros alimentos saudáveis!



Como consumir?

A amêndoa também pode ser usada no preparo de leite vegetal, manteiga, farinha e outros derivados que são muito utilizados em receitas.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui