Você está ansioso ou estressado? Saiba a diferença

É bastante comum algumas pessoas tratarem a ansiedade e o estresse como se fossem sinônimos, mas na verdade, não são.

Ainda que nos dois casos possa acontecer a experiência de sintomas físicos e emocionais parecidos, eles não são necessariamente iguais. Entenda a diferença:

A ansiedade é uma emoção, ou seja, sentir ansiedade como resposta aos estímulos pode fazer parte de um traço de personalidade ou ser uma resposta pontual a um determinado estímulo.

Ansiedade

Dessa forma, é comum a pessoa vivenciar alterações no corpo e na mente, com sintomas como coração acelerado, respiração curta, pensamento agitado e preocupação exacerbada com
o futuro.

O estresse está relacionado
ao desgaste, a excessos, a acúmulos e à adaptação. Frente a certos estímulos tidos como ameaçadores, é necessário sair do estado de equilíbrio e se readaptar.

Estresse

Para se adaptar, o corpo e a mente desencadeiam diversas reações na busca de retornar ao processo de equilíbrio, gerando um estado de alerta que, quando prolongado, gera desgaste e estresse.

Em ambos os casos, reconhecer os sintomas de cada quadro emocional é fundamental para o processo de autoconhecimento. Se necessário, busque ajuda profissional.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui