Antidepressivos e
bebidas alcoólicas:
o que acontece se
misturar os dois?

Sempre que pensamos na
associação de antidepressivos
e álcool, nos vem à cabeça que
a bebida tira o efeito do
remédio ou o potencializa.

Mas você sabe o que, de fato,
acontece na interação entre
esse tipo de medicamento e
a bebida alcoólica?

Os efeitos do remédio podem mesmo ser cortados ou potencializados. Entretanto, os riscos não param por aí. Tudo depende de qual medicamento estamos falando.

Álcool x alguns tipos de antidepressivos

Sabe-se que o álcool tem sua metabolização feita pelo fígado e seu uso prolongado afeta as funções desse órgão.

Fluoxetina, Sertralina, Escitalopram e Citalopram, entre outros antidepressivos, também têm sua passagem pelo fígado. Por isso, a interação entre esses remédios e a bebida pode ser danosa.

O álcool também pode causar sangramentos gastrointestinais potencializando efeitos que alguns remédios também podem gerar, como Escitalopram, Citalopram, Fluvoxamina e Sertralina.

De modo geral, os medicamentos da classe dos Inibidores da Recaptação de Serotonina podem gerar sangramentos, especialmente em associação com o álcool.

A associação do álcool com remédios como Fluoxetina, Escitalopram, Fluvoxamina, Citalopram pode ainda gerar alteração eletrolítica ou alterações na glicemia da pessoa, provocando hipoglicemia.

Álcool x saúde mental

O uso do álcool deve ser evitado ao máximo em pessoas que fazem tratamento com antidepressivos, seja pela interferência no medicamento ou pelos efeitos da bebida no cérebro.

O álcool é um depressor do sistema nervoso central. Ele atua rebaixando as habilidades cognitivas da pessoa, atrapalhando o controle de impulso e de julgamento e desinibindo o indivíduo.

Além disso, o álcool reduz os níveis de serotonina no nosso cérebro a longo prazo. Esse neurotransmissor está relacionado ao humor e, principalmente, à depressão.

Por isso,
tente refletir: 


É necessário o uso de álcool quando não se está bem ou quando se está em tratamento medicamentoso?

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui