Aprenda a calcular seu período fértil

Conhecer o seu período fértil é uma ótima maneira de saber como o seu corpo funciona. Isso pode ajudar, tanto quem está tentando engravidar quanto quem procura evitar uma gravidez.

Trata-se dos dias que antecedem a ovulação (libração do óvulo pelo ovário) e é caracterizado por alterações que preparam o corpo para uma gravidez.

Mas o que é o período fértil?

Para calcular esse período, é preciso entender o seu ciclo menstrual, que possui quatro fases: fase folicular, ovulação, fase lútea e menstruação. Veja como calcular a fase ovulatória:

Um ciclo médio dura 28 dias. Caso esse número varie a cada mês, monitore os intervalos por três meses e calcule um tempo médio.

1. Descubra o tempo do seu ciclo menstrual

Tendo em mãos a duração do ciclo, subtraia 14 deste número. Isso fará com que você descubra o dia da sua ovulação.

2. Cálculo da ovulação

O período fértil são os seis dias anteriores ao dia da ovulação. Subtraia, então, cinco dias para trás a partir da data obtida no passo 2. Esse é o seu período fértil.

3. Cálculo do período fértil

Para saber o dia da ovulação, uma mulher com um ciclo de 30 dias deve subtrair 14 (30 - 14 = 16). Logo, a ovulação deve ocorrer no 16º dia após o início da menstruação.

Fórmula do período fértil

Agora subtraia esse número por 5 (16 - 5 = 11) e você irá descobrir que o seu período fértil ocorre entre o 11º e o 16º dias do ciclo menstrual.

Já uma mulher com ciclo de 28 dias terá a ovulação no 14º dia do ciclo, por exemplo. Portanto, ela é mais fértil entre o 9º e o 14º dias.

Para calcular o período fértil no ciclo irregular, basta chegar a uma média da duração desses ciclos. Se uma mulher oscila entre ciclos de 27, 28 e 29 dias, a duração será de 28 dias.

Ciclo irregular

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui