Aprenda a fazer um treino rápido em casa para destravar o ciático

O nervo ciático é o mais longo do corpo. Ele se origina na região lombar, ligando as últimas vértebras e a base da coluna vertebral, e atravessa quadril, glúteos, coxa, joelho e tornozelo.

É justamente por conta do seu tamanho que ele fica sujeito a compressões, causando a sensação de “travamento”.
Por isso, é comum as pessoas sentirem o “ciático travado”.

Quando comprimido, o nervo sofre um processo inflamatório - que pode surgir em quedas, contusões, má postura, movimentos repetitivos, escoliose, protusão, hérnia de disco e outras doenças.

Para destravar o nervo ciático, é possível fazer alguns exercícios, como alongamento, abdominal, prancha isométrica e elevação do quadril.

Como destravar?

O alongamento, sobretudo na parte superior da coxa e bumbum, ajuda a amenizar os sintomas da inflamação, principalmente as dores. E ele deve ser feito diretamente no chão.

Por sua vez, os exercícios abdominais, lombares e a prancha  fortalecem a musculatura das regiões por onde passa o nervo ciático. Já a elevação de quadril ajuda a fortalecer os glúteos.

Ao realizar os exercícios em casa, tome cuidado com a postura e o movimento correto da execução. Se feitos de forma errada, eles podem agravar a situação, aumentando as dores.

Além disso, outros exercícios podem afetar negativamente o nervo ciático, como o stiff, o agachamento, a remada curvada e séries que trabalham a coluna.

Por isso, sempre consulte um profissional qualificado, como um professor de educação física ou um personal trainer, para indicar o melhor treino para você.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui