Aprenda a medir sua pulsação

Que a variação cardíaca é um dos aspectos mais importantes do nosso corpo todo mundo sabe. Porém, o que muita gente não imagina é que a nossa pulsação pode indicar muito sobre o nosso estado de saúde.

Em adultos, o pulso normal
em repouso fica entre 60 a 80 batimentos por minuto. Mas, afinal, como podemos medir nossa pulsação e saber se está normal ou irregular? A gente
te explica:

Aproxime o indicador e o dedo médio da região próxima ao punho até sentir os impulsos. Com um relógio, conte o número de batimentos sentidos em 15 segundos.

Cheque o pulso

Perceba se eles mantêm a mesma intensidade ou se há um nível variável, ora forte, ora fraco. Multiplique o número de batimentos que você obteve por quatro (para ter o total deles em um minuto).

A região do pescoço também serve à medição. Aproxime os mesmos dedos da artéria carótida. Pressione bem de leve para não comprometer o fluxo de sangue que chega ao cérebro.

Cheque o pescoço

Cuidado: A pressão forte na carótida também traz o desaceleramento da pulsação como reação imediata (prejudicando o exame).

Apesar de ser importante, só a pulsação não basta para indicar algum problema. Além da frequência irregular, tontura, dor de cabeça ou instabilidade na pressão valem uma visita ao médico. 

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui