Babar durante
o sono:
6 problemas de saúde escondidos por trás disso

É comum a respiração acontecer
pela boca em situações
rotineiras, como atividades
físicas ou quando estamos com
o nariz congestionado por uma
gripe ou alergia.

Mas se você babar enquanto
dorme, pode indicar que você está respirando pela boca durante a noite - e isso pode ser prejudicial para a saúde e ainda
indicar problemas.

Por que respiramos pela boca?

A respiração pela boca pode estar relacionada ao hábito ou ser resultado de questões de saúde, como desvio de septo e a chamada adenoide aumentada.

Principalmente nos casos das alterações anatômicas, a respiração pela boca pode ocorrer porque a passagem do nariz não é suficiente para a entrada de todo o ar que precisamos.

É importante lembrar que o próprio hábito de respirar pela boca também pode favorecer o surgimento de alterações anatômicas que geram esse tipo de respiração.

Dormir de boca aberta faz mal?

Pois é, respirar pela boca traz prejuízos. No longo prazo, pode levar a alterações nos dentes e na língua, flacidez da face e até infecções das vias aéreas.

Mau hálito e cáries

Dormir de boca aberta provoca uma maior proliferação das bactérias presentes na mucosa bucal, na língua e nos dentes, causando halitose e aumento de cáries.

Ronco

Ao dormir de boca aberta, a musculatura orofaríngea tem sua força reduzida, o que obstrui ou deixa a passagem do ar estreita. Quando o ar passa por ela, ocorre uma vibração da mucosa e um barulho.

Apneia do sono

Em casos mais graves, pode ocorrer a apneia do sono - uma obstrução da passagem de ar em que a pessoa fica sem respirar. O distúrbio pode provocar (ou piorar) doenças cardiovasculares.

Dificuldade para engolir

Questões anatômicas do ato de dormir de boca aberta também podem interferir na deglutição, podendo causar obstrução mecânica ou incoordenação entre respirar e engolir.

Qualidade do sono prejudicada

Respirar pela boca pode prejudicar o sono por si só, trazendo cansaço, falta de atenção e prejuízos de rendimento da pessoa em seu dia a dia.

Como parar de respirar pela boca

Para evitar a respiração pela boca, vale adotar alguns hábitos e eliminar outros do cotidiano. Confira:

Diminua o excesso de álcool e tabaco
Evite sedativos
Pratique atividades físicas
Estabeleça rotina de sono
Interrompa o uso de cafeína e/ou nicotina antes dormir
Relaxe antes de se deitar

Quem respira pela boca, seja durante o dia ou à noite, também deve buscar tratamento.
O otorrinolaringologista fará o diagnóstico e indicará tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Em seguida, vem o tratamento fonoaudiológico, que é baseado em exercícios de fortalecimento da musculatura envolvida na respiração, propriocepção e adequação do modo respiratório.

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