Como avaliar as relações no balanço de fim de ano?

Com as celebrações de final de ano, as reuniões e tradições tornam-se mais frequentes, como as festas e jantares em família. Porém, por conta da pandemia, o nosso estado emocional pode ser impactado.

Isso porque é muito comum pensarmos em como a vida era antes da pandemia, sentimentos saudosistas ou melancólicos. Mas é possível fazer planejamentos e novas escolhas para o ano novo.

Muitas das emoções acontecem por gatilhos e estímulos na convivência com pessoas. E as relações são importantes durante o ano todo, mas este tema de união é reforçado no final de ano.

Nosso bem-estar se fortalece ao estar junto de outras pessoas, garantindo segurança emocional. Assim, é essencial criar um espaço de troca de experiências e aprendizados.

Como avaliar relações?

Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, pensar sobre a própria vida e aprendizados é útil para o crescimento pessoal. E você pode começar se questionando: o que eu vivi que foi significativo para mim neste ano?

- Como lidei com isso?
Quais foram as emoções mais recorrentes durante o meu ano?
Como gerenciei isso?
Como me vinculei com as pessoas que gosto/amo?
Como cultivei as relações importantes para mim?

Lembre-se que não há resposta certa ou errada para esta reflexão. A intenção é que você possa encontrar respostas úteis ao seu autoconhecimento e na melhora das suas relações.

Clique aqui e leia mais

Curtiu? Veja
mais dicas no
Minha Vida