Base com formol ajuda a fortalecer as unhas?

Unhas fracas e quebradiças são uma reclamação constante nos consultórios de dermatologia. Embora as bases com formol sejam amplamente divulgadas, elas podem não ser a solução adequada

O formaldeído é uma substância que causa muita alergia e que não deve ser usada por pessoas resistentes a ela ou a esmaltes em geral. 

Contraindicação

A base com formol é indicada apenas em casos de unhas amolecidas. O formol aumenta a queratina das unhas, tornando-as mais duras e, ao mesmo tempo, mais desidratadas. 

Indicação

Segundo a dermatologista Tatiana Gabbi, em todos os outros casos, o uso da base com formol só acentua o problema de fragilidade das unhas, pois as desidrata e as torna mais quebradiças.

“O uso crônico do formol pode resultar em uma pele dura embaixo das unhas, o que impede o corte sem dor. A pessoa é obrigada a deixar as unhas mais compridas do que gostaria”, explica a médica.

Se as suas unhas estiverem fracas, procure um dermatologista e pare de usar base com formol por conta própria. Ela pode estar te prejudicando em vez de ajudando.

Dica para unhas fracas

A ANVISA permite o uso de formol em concentrações de até 5% como base fortalecedora para unhas. É contraindicado o uso de concentrações maiores.

Atenção
com o formol

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui