Batata engorda mesmo?
Veja tipos
e benefícios

Super versátil, a batata é rica em nutrientes e agrada quase todos os paladares.

Atualmente, a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite, o trigo e o arroz, respectivamente.

Apesar de existirem diferentes espécies de batata, cinco delas são as mais consumidas e cada uma possui um tipo diferente de preparo mais indicado. Selecionamos alguns:

A mais conhecida, a batata inglesa geralmente é consumida cozida ou assada. Seu alto índice glicêmico faz com que ela seja menos indicada para pessoas que estão em algum tipo de dieta.

Batata inglesa

Com uma casca mais dura e escura, a batata asterix é a  ideal para fritar e preparar massas, como o nhoque. É rica em vitamina C e minerais.

Batata asterix

Rica em fibras, a batata doce oferece mais saciedade que os outros tipos, além de possuir baixo índice glicêmico.
É geralmente consumida
assada, cozida, em purês e
em receitas fit. 

Batata doce

Também conhecida como mandioquinha, possui altos níveis de fósforo e vitaminas A, B e C. Pode ser consumida cozida, em cremes, em purês e também na massa de pães e de bolinhos saudáveis. 

Batata baroa

Por ter níveis de fibras e proteínas elevadas, é popularmente conhecida como “batata boa para diabetes”. Pode ser utilizada na massa de pães ou consumida cozida e crua em saladas.

Batata yacon

Dentre os benefícios da batata, estão: melhorar a aparência da pele, facilitar a digestão, amenizar inflamações, melhorar a saúde cardiovascular, diminuir o estresse, entre outros.

Benefícios

Não! Ao contrário do que muitos pensam, a batata pode auxiliar na perda de peso quando consumida corretamente. 

Mas afinal,
batata engorda?

Por possuir um bom tipo de carboidrato e alto teor de fibras, além dos nutrientes benéficos à saúde, o consumo de batata é extremamente recomendado. 

O segredo do consumo de carboidratos está na quantidade, assim como qualquer outro alimento. Se cortado completamente da dieta, pode haver queda na imunidade, sonolência, entre outros malefícios.

Confira mais benefícios e aprenda receitas com batata no Minha Vida!

Clique aqui e leia mais