Super versátil, a batata é rica em nutrientes e agrada quase todos os paladares.
Atualmente, a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite, o trigo e o arroz, respectivamente.
Apesar de existirem diferentes espécies de batata, cinco delas são as mais consumidas e cada uma possui um tipo diferente de preparo mais indicado. Selecionamos alguns:
A mais conhecida, a batata inglesa geralmente é consumida cozida ou assada. Seu alto índice glicêmico faz com que ela seja menos indicada para pessoas que estão em algum tipo de dieta.
Com uma casca mais dura e escura, a batata asterix é a ideal para fritar e preparar massas, como o nhoque. É rica em vitamina C e minerais.
Rica em fibras, a batata doce oferece mais saciedade que os outros tipos, além de possuir baixo índice glicêmico.
É geralmente consumida
assada, cozida, em purês e
em receitas fit.
Também conhecida como mandioquinha, possui altos níveis de fósforo e vitaminas A, B e C. Pode ser consumida cozida, em cremes, em purês e também na massa de pães e de bolinhos saudáveis.
Por ter níveis de fibras e proteínas elevadas, é popularmente conhecida como “batata boa para diabetes”. Pode ser utilizada na massa de pães ou consumida cozida e crua em saladas.
Dentre os benefícios da batata, estão: melhorar a aparência da pele, facilitar a digestão, amenizar inflamações, melhorar a saúde cardiovascular, diminuir o estresse, entre outros.
Não! Ao contrário do que muitos pensam, a batata pode auxiliar na perda de peso quando consumida corretamente.
Por possuir um bom tipo de carboidrato e alto teor de fibras, além dos nutrientes benéficos à saúde, o consumo de batata é extremamente recomendado.
O segredo do consumo de carboidratos está na quantidade, assim como qualquer outro alimento. Se cortado completamente da dieta, pode haver queda na imunidade, sonolência, entre outros malefícios.
Confira mais benefícios e aprenda receitas com batata no Minha Vida!