Pó de guaraná: benefícios e como incluir na dieta

O guaraná em pó, feito do mesmo fruto que dá origem ao famoso refrigerante, é conhecido por seus efeitos estimulantes. Mas você conhece todos os seus benefícios?

Com cafeína em alta concentração, o pó de guaraná pode ser consumido para combater o cansaço físico e mental, sendo também um importante aliado de quem pratica exercícios físicos.

Além da cafeína, ele conta com outras substâncias associadas à melhora da concentração e do raciocínio, além de agirem no aumento do colesterol bom e no alívio de dores de cabeça. Xô, enxaqueca!

Os benefícios do pó de guaraná não param por aí. Se ingerido adequadamente, ele também promove outras vantagens ao corpo. Confira!

Por causa da cafeína, melhorando a concentração e a cognição. Ele também aumenta a tolerância ao esforço físico intenso, retardando a fadiga.

Melhora o desempenho de exercícios

A cafeína diminui o calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, ajudando a diminuir dores de cabeça e crises de enxaqueca.


Alivia dores de cabeça

Além da cafeína, o pó de guaraná traz compostos bioativos com efeito positivo para a concentração e raciocínio

Melhora a concentração e o raciocínio

Os flavonoides e saponinas do pó de guaraná controlam as taxas do “colesterol ruim”. Ao mesmo tempo, a substância teobromina ajuda a aumentar o “colesterol bom”.


Controla os níveis de colesterol

Especialmente benéfico para pessoas com diabetes, ele previne picos de glicose e, consequentemente, de insulina, prevenindo também a resistência à insulina em pessoas saudáveis.


Controle da glicemia

Devido ao seu efeito termogênico, o pó de guaraná pode contribuir com o controle do peso se aliado a hábitos saudáveis de vida e a um consumo adequado.


Ajuda na perda de peso

Com a menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, há um maior fluxo e suprimento de oxigênio aos tecidos, melhorando assim a circulação no organismo.

Melhora na circulação sanguínea

O pó de guaraná pode ser consumido tradicionalmente misturado à água. Porém, devido ao seu sabor amargo e adstringente, ele pode ser adicionado a outras bebidas.

Desde sucos naturais, iogurtes ou até batido em smoothies ou vitaminas de frutas, o pó de fruta é versátil e pode ser facilmente incluído no seu café da manhã para começar o dia cheio de energia!

Já para quem quer melhorar
o desempenho nos treinos,
o indicado é ingerir o pó de guaraná no período pré-treino, já que ele é rapidamente absorvido por via oral.

Evite a ingestão do pó perto das refeições principais, à noite ou próximo do horário de dormir, pois ele pode interferir na qualidade do sono e causar insônia.

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