Benefícios emocionais do esporte


O interesse inicial não varia muito: 

emagrecer, deixar os músculos durinhos ou, em alguns casos, melhorar a flexibilidade. Esses são os objetivos de quem começa a praticar atividade física.

O que poucos conhecem
- e que gera uma surpresa deliciosa, conforme os treinos avançam - são os benefícios emocionais do esporte. Veja por que fazer exercícios frequentemente eleva seu astral:


1. Aumenta o convívio social

Esportes facilitam o convívio social, já que a prática depende da interação entre os alunos. Portanto, a atividade também é uma oportunidade para fazer amigos novos.




2. Melhora a autoestima


As modificações que a atividade física promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, também influenciam na forma como você se vê no espelho.



3. Dá mais disposição

Durante qualquer atividade física, o cérebro libera endorfina, hormônio responsável por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado e disposto.




4. Diminui a ansiedade


A prática de exercícios físicos já vem sendo estudada como parte do tratamento contra ansiedade, ajudando a relaxar e focar no presente.



5. Estimula a memória

Estudos apontam que o exercício deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e demências.



6. Melhora o humor

Os exercícios físicos também aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor e bem-estar.



7. Melhora o sono

Um estudo da American College Sports Medicine (EUA) descobriu que a prática diária de 30 minutos de atividade física faz você dormir melhor e com mais facilidade.

CURTIU?