Bolinhas brancas na pele: o que pode ser?

Existem algumas condições de saúde que, além dos sintomas "tradicionais", também podem impactar o tecido cutâneo, como o surgimento de bolinhas brancas.

Chamada de 'xantomas eruptivos', as bolinhas brancas somadas com outros sintomas podem significar condições e doenças específicas, como o caso da Síndrome da Quilomicronemia Familiar.

A Síndrome da Quilomicronemia Familiar é uma doença genética muito rara caracterizada pelo valor muito elevado de triglicérides na circulação sanguínea.

Quando o valor de triglicérides está elevado, o sangue fica com excesso de quilomícrons - lipoproteínas que transportam a gordura pelo organismo.

Por ter um modo de transmissão genético autossômico recessivo, para que uma pessoa tenha SQF é preciso herdar um gene defeituoso do pai e um gene defeituoso da mãe.

Além das bolinhas brancas, uma pessoa com SQF também apresenta dores abdominais e alterações emocionais e cognitivas, como tontura e irritabilidade.

Sintomas

É importante que a pessoa busque uma dieta com baixo teor de gordura, composta por grãos, cereais integrais, vegetais, proteínas, frutas e leite e derivados desnatados.

Como cuidar?

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui