Cabelos porosos: saiba identificar

O cabelo está ressecado, fraco e quebradiço? Diversos fatores podem levar à danificação da estrutura dos fios. Na maioria das vezes, esse problema está relacionado com
a porosidade capilar.

A porosidade está relacionada à absorção de água e nutrientes pelo fio para mantê-lo saudável. Outro ponto é o pH natural, que alterado muda a fibra capilar.

Porosidade capilar

Assim, com a perda das células que protegem a cutícula do fio, você passa a expor a estrutura interna dessa fibra capilar, que é o córtex.

Com a exposição, o cabelo sofre mais processos oxidativos provocados por hábitos, como lavar e ficar ao sol. Assim, os fios vão enfraquecendo sua integridade interna.

O resultado é um cabelo mais ressecado, fraco e com maior risco de quebra, especialmente quando a porosidade é severa.

É comum encontrar testes para descobrir a porosidade do fio. Um bastante popular envolve colocar um fio limpo em um copo d'água e analisar como ele se posiciona para entender a porosidade.

Porém, segundo especialistas,
o método não é específico para determinar a permeabilidade do cabelo, sendo apenas mais uma crendice.

Um modo bastante eficaz de avaliar as mechas é de forma sensorial. Através de hábitos diários, é possível notar, por exemplo, se o cabelo possui uma textura muito diferente entre a raiz e as pontas.

A presença de descamação, pontas duplas, quebra e outros também podem indicar um cabelo poroso. Se preciso, é possível optar por métodos clínicos mais complexos com a ajuda de um especialista.

Para tratar o cabelo poroso,
o vinagre de maçã é um método caseiro indicados por gerar um efeito de maciez e brilho. Porém, seu uso deve ser feito com moderação.

Vinagre de maçã para o cabelo

Embora acidificantes possam ajudar a manter as cutículas capilares seladas, eles não são capazes de sanar a porosidade. O mesmo vale para qualquer outro produto ácido.

A aplicação consecutiva de produtos alcalinos ou ácidos pode impedir que o cabelo permaneça no seu pH natural, provocando danos à estrutura do fio.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui