Caminhar pode emagrecer mais do que academia e te explicamos o porquê

Não são poucas as pessoas que desistem de malhar ao pensar em ter que frequentar uma academia - seja por falta de tempo ou preguiça.

Para esses casos, a melhor forma de fazer exercícios seria através de uma atividade que gasta menos tempo e seja mais acessível. E você sabia que isso é possível sem precisar ir à academia?

Segundo um estudo da Escola de Economia de Londres, do Reino Unido, caminhar de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia é mais eficaz na perda de peso do que malhar ou praticar outros esportes.

Segundo a pesquisa, pessoas entrevistadas que praticavam caminhada todos os dias por, no mínimo, meia hora tinham um padrão: o IMC menor, menos gorduras localizadas e cintura mais fina.

Além de ser uma atividade prática e fácil de ser adequar à rotina, a caminhada possui outras vantagens para a saúde. Confira:

Benefícios da caminhada

Caminhar por, aproximadamente, 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício.

Melhora a pressão arterial

Uma breve caminhada em áreas verdes pode melhorar significativamente a saúde mental, com benefícios para o humor e a autoestima.

Sensação de bem-estar

Caminhar durante o dia faz com que o corpo tenha um pico na produção de adrenalina, o que nos deixa mais dispostos. Somado a isso, a caminhada também melhora a qualidade do sono.

Diminui a sonolência

Um estudo feito pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que uma caminhada de 15 minutos pode reduzir significativamente a vontade de comer guloseimas.

Controla a vontade de comer

As trocas gasosas que ocorrem no órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão.

Deixa o pulmão mais eficiente

Um estudo feito pela Universidade de Pittsburgh afirma que pessoas que caminham, em média, 10 km por semana apresentam metade dos riscos de terem uma diminuição no volume cerebral.


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