Cérebro afiado! Aprenda exercícios de neuróbica
para estimular
a mente

Assim como o corpo, nosso cérebro também precisa de estímulos para se manter ativo e saudável. Para isso, existem os exercícios de neuróbica, uma ginástica específica para o cérebro.

Esses exercícios evitam as falhas cerebrais que surgem com o tempo. Eles foram elaborados para estimular os cinco sentidos, a memória, a concentração, habilidades motoras e cognitivas.

Basicamente, a neuróbica consiste em executar de forma consciente ações que levam a reações emocionais e cerebrais. Confira algumas técnicas para deixar o cérebro afiado:

Comer bem

Procure comer alimentos diferentes para estimular o paladar, tentar identificar ingredientes que compõem o prato quando for a um restaurante e concentrar-se nos sabores mais sutis.

A leitura também é um exercício de neuróbica. Selecionar uma frase e tentar formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras é um estímulo legal para o cérebro.

Ler

Experimente jogar algo que nunca tenha tentado antes. Montar um quebra-cabeça no menor tempo possível é uma ótima atividade para aprimorar as habilidades cognitivas.

Jogos

Técnicas de quebra de rotina também estimulam muito o cérebro e nos tiram do “piloto automático”. Tente introduzir algumas mudanças no cotidiano e transformá-las em desafios!

Quebrar a rotina

 Estimular a memória também é uma técnica amplamente usada na neuróbica. Ela pode ser trabalhada a partir da memorização de objetos em uma sala, por exemplo.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui