Cintura escapular: veja como evitar lesões nessa região do corpo

Você já ouviu falar na cintura escapular? Ela é o conjunto de ossos que conecta os ombros ao tronco e, graças a ela, conseguimos realizar movimentos como escalar, engatinhar e praticar exercícios.

Ou seja, a cintura escapular participa dos movimentos dos membros superiores, conferindo mobilidade e funcionalidade a essa região.

Por estar ligada à articulação do ombro, qualquer lesão nesta área pode interferir na ação da cintura escapular. Porém, essa situação costuma ocorrer com frequência.

As lesões são especialmente comuns em atletas que praticam esportes como basquete, natação e vôlei. E elas costumam ser causadas por posturas incorretas ou por excesso de uso do músculo.

O ideal é fortalecer a articulação do ombro, trabalhando os diferentes músculos ao mesmo tempo e equilibrando o fortalecimento, a flexibilidade e
a estabilidade do ombro.

Como evitar lesões?

Isso pode ser obtido, principalmente, através do pilates. Porém, se você já foi acometido por lesões, o ideal é procurar um fisioterapeuta ou um médico ortopedista para ajudar no tratamento.

Clique aqui e leia mais

Curtiu? Veja mais dicas no Minha Vida