Você sabia que o antes e o pós-treino também são muito importantes para conseguir atingir os objetivos da maneira mais eficaz e saudável possível na rotina de exercícios?
Ainda que a hipertrofia aconteça durante o treino de musculação, são necessários outros cuidados para que os músculos cresçam e fiquem definidos.
Isso porque após 24 horas de descanso o corpo já está pronto para outra pela boa capacidade regenerativa do tecido muscular. Portanto, veja bons hábitos para impulsionar o treino de musculação.
O hormônio GH, conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o sono e ele é essencial para otimizar a regeneração dos músculos.
Repousar após a atividade física melhora a oxigenação das células musculares, o que acelera a recuperação das microlesões das fibras do músculo e garante o seu crescimento.
É recomendado um intervalo de 24 a 48 horas após atividades moderadas e intensas - uma vez que treinar muito forte pode quebrar o ciclo normal de reparação das fibras musculares.
Aposte em alimentos ricos em proteínas e carboidratos até 2 horas após o treino. Isso porque esses componentes atuam diretamente na regeneração muscular.
Você sabia que a água compõe cerca de 70% dos músculos? Por isso, é fundamental ingerir 35ml de líquido por quilo de peso diariamente - especialmente durante o treino.
Fazer alongamento é ideal para evitar o encurtamento muscular. Se você malhou as pernas, alongue os braços e vice-versa. Isso mantém os músculos saudáveis sem machucá-los mais.
Fazer uma massagem leve nas áreas trabalhadas durante o treino aumenta a circulação de sangue nos músculos e ajuda na reparação das fibras musculares.