Como as estações do ano afetam o nosso humor?

Você costuma se sentir mais feliz no verão? E no inverno: bate aquela preguiça e desmotivação? Sabia que a mudança de humor nas estações não é mero acaso?

Na verdade, isso é bastante comum! Inúmeros estudos já apontaram: as estações do ano podem, sim, afetar o nosso humor.

Essas variações de humor de acordo com as estações do ano acontecem porque nossas atividades cerebrais trabalham diferentemente nesses períodos.

E não é só isso! Outras pesquisas já apontaram que nossos hormônios também sofrem alterações de acordo com a estação do ano - como se o corpo possuísse um “relógio interno sazonal”.

Todavia, o impacto das mudanças causadas pelas estações do ano pode ir além das questões fisiológicas.

A forma como interagimos com o clima também está relacionada a questões culturais: ela faz com que associemos o verão com a estação das confraternizações, felicidade e festa.

Já o inverno costuma ser associado ao recolhimento e à tristeza. Aliás, é por isso que pessoas que vivem em lugares gélidos e chuvosos são mais sujeitas a serem mais “frias”, sabia?

Ah, e o nosso humor também pode mudar em estações de transição: na primavera, temos o renascimento, os reencontros e o frescor; já no outono, a reflexão e um novo olhar sobre a vida!

Apesar do verão ser associado à felicidade, o calor pode causar cansaço, estresse e irritabilidade. Para aliviar esses desconfortos, vale entender os gatilhos para além da temperatura.

Como aliviar?

Já no inverno, para evitar a desmotivação e a preguiça, tente aproveitar o calor natural do sol para se aquecer e pratique exercícios físicos para estimular o metabolismo.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui