O frio, a umidade baixa, o vento, a poeira e a poluição agridem muito a pele dos lábios, que é uma região mais sensível naturalmente.
É normal a pele dos lábios respondem com rachaduras assim que o clima esfria. Por isso, o inverno pede cuidados especiais na região. Veja como proceder a seguir:
Não são só os fatores externos que influenciam: é muito importante beber bastante água durante o inverno para hidratar o corpo de dentro para fora.
Por conter enzimas digestivas, a saliva acaba agredindo ainda mais a pele sensibilizada. Por isso, evite passar a língua com saliva sobre os lábios.
O sol é mais perigoso em locais onde o inverno é seco. Os dias sem nuvens permitem a incidência direta dos raios solares na pele, potencializando o risco de queimaduras.
Além disso, por estar frio, as pessoas não percebem a intensidade dos raios com tanta facilidade e acabam ficando mais expostos ao sol.
Na hora de escolher um protetor labial, opte por produtos que possuem filtro solar na fórmula e estejam associados a preparações oleosas.
Componentes derivados de petrolato, cera de abelha, silicone e manteiga de cacau também são ótimos para hidratar a região e proteger do ressecamento.
Cremes específicos para os lábios são outra opção boa, mas a textura pode não agradar a todos.
É importante aplicar o produto a cada 2 horas, tempo que dura a hidratação e o efeito protetor.
Saiba os benefícios da esfoliação labial e como fazer em casa no Minha Vida!