À medida que a vacinação contra o coronavírus avança no Brasil, o isolamento social e as restrições comerciais impostas vão diminuindo. Dessa forma, diversas atividades voltaram ao formato presencial.
Contudo, como consequência de meses de isolamento social, algumas pessoas podem sentir mais dificuldade para voltar a antigos hábitos de socialização, principalmente em locais com mais pessoas.
A atrofia social caracteriza-se pela insegurança ou pelo medo do contato com outras pessoas, neste caso, por conta de meses de distanciamento.
E é aí que entra a ansiedade pós-pandemia, que traz consigo sentimentos de incerteza sobre o futuro. E como lidar com essa volta?
Antes de tudo, não tenha pressa e respeite o seu tempo e seus limites. Não se martirize por sentir medo e insegurança.
Antes de voltar à rotina presencial de trabalho e estudos, permita-se rever pessoas que você realmente tem vínculos afetivos, como familiares e amigos.
Não estabeleça tempo aos encontros: ao sentir-se desconfortável, despeça-se. Lembre-se que você decide: onde, com quem e quando.
Tudo bem sentir insegurança em ambientes com muitas pessoas. Por isso, realize pequenos eventos em lugares que te deem confiança - uma oportunidade para socializar e evitar o medo.
No entanto, se essa dificuldade permanecer, apesar de todo esforço, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional.
Além disso, lembre-se de continuar respeitando os protocolos sanitários e de vacinação, que continuam sendo um importante método de proteção contra o coronavírus.