Como lidar com a ansiedade
pós-pandemia?

À medida que a vacinação contra o coronavírus avança no Brasil, o isolamento social e as restrições comerciais impostas vão diminuindo. Dessa forma, diversas atividades voltaram ao formato presencial.

Contudo, como consequência de meses de isolamento social, algumas pessoas podem sentir mais dificuldade para voltar a antigos hábitos de socialização, principalmente em locais com mais pessoas.

A atrofia social caracteriza-se pela insegurança ou pelo medo do contato com outras pessoas, neste caso, por conta de meses de distanciamento.

E é aí que entra a ansiedade pós-pandemia, que traz consigo sentimentos de incerteza sobre o futuro. E como lidar com essa volta?

Antes de tudo, não tenha pressa e respeite o seu tempo e seus limites. Não se martirize por sentir medo e insegurança.

Não tenha pressa!

Antes de voltar à rotina presencial de trabalho e estudos, permita-se rever pessoas que você realmente tem vínculos afetivos, como familiares e amigos.

Retome o contato devagar

Não estabeleça tempo aos encontros: ao sentir-se desconfortável, despeça-se. Lembre-se que você decide: onde, com quem e quando.


Respeite
o seu ritmo

Tudo bem sentir insegurança em ambientes com muitas pessoas. Por isso, realize pequenos eventos em lugares que te deem confiança - uma oportunidade para socializar e evitar o medo.

Preze pela segurança

No entanto, se essa dificuldade permanecer, apesar de todo esforço, talvez seja o momento de buscar ajuda profissional.

Além disso, lembre-se de continuar respeitando os protocolos sanitários e de vacinação, que continuam sendo um importante método de proteção contra o coronavírus.

Cuidados sanitários

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui