Como lidar com
a frustração no
trabalho?

A frustração no local de
trabalho pode ser muito
preocupante, principalmente
quando levamos em conta a
complexidade do ambiente
e das pessoas com as quais convivemos.

Inúmeros cenários podem causar estresse no trabalho
e, em alguns casos, pode ser difícil entender essas emoções. Mas, para lidar com as frustrações profissionais, o primeiro passo é identificá-las.

A frustração é uma resposta emocional à decepção. Ela surge quando algum fator externo ou interno nos impede de alcançar um objetivo.

Entendendo a frustração

Embora tenha aspectos negativos, a frustração também pode ter seu lado positivo: ela pode ajudar a traçar limites e novos desafios à pessoa.

É muito importante aprender a lidar com a frustração por ela facilmente levar a outras emoções negativas, como a raiva. Para isso, algumas ações podem ser tomadas.

Como lidar com a frustração?

Avaliar uma situação antes de reagir imediatamente pode ser valioso. Tire um momento para refletir sobre a sua reação diante de um problema.

Pense antes de agir

Para entender melhor o que você sente, tente descrevê-lo. Isso pode trazer mais clareza e ajudar no processo de entendimento sobre as suas emoções.

Dê nome ao sentimento

A ansiedade e o nervosismo são sentimentos comuns da frustração. Concentrar-se na respiração é uma maneira de acalmar os ânimos e de controlar esses sentimentos.


Respire fundo

Tente enxergar a situação através de outra perspectiva, como se fosse um observador externo. Esse exercício pode ajudar a identificar alternativas para a situação que criou a chateação.


Reflita

Para evitar a frustração no trabalho, tenha sempre em mente os seus objetivos e, se possível, busque ajuda terapêutica. Assim, o autoconhecimento é trabalhado, afastando a frustração.

Clique aqui e leia mais

Tudo para sua
saúde e bem-estar
você encontra aqui