Condicionamento físico: como melhorar e recuperar o seu?

Quando iniciamos no mundo das atividades físicas, é comum encontrarmos o termo "condicionamento físico". Mas, afinal, o que isso significa e por que é tão importante?

Por definição, condicionamento físico é o estado de saúde física de uma pessoa e a capacidade de realizar atividades diárias e esportes.

Um bom condicionamento físico melhora a memória e a função cerebral, controla o peso e o colesterol alto, reduz o risco de ataque cardíaco, dá força aos músculos e diminui o risco de lesões.

A melhor estratégia é combinar treino cardiovascular e de força, segundo Vanessa Gebhardt, treinadora pessoal e especialista do Freeletics.

Como melhorar o condicionamento físico?

Corrida e caminhada;
Trotes e caminhada (HIIT);
Musculação;
Ciclismo;
Natação;
Ginástica localizada;
Patinação.

Exercícios para melhorar o condicionamento

Alcançar um bom resultado depende do estado inicial de cada pessoa, da frequência dos dias de treinamento e da qualidade da dieta. Tudo isso impacta no tempo para ter um bom condicionamento físico.

Alguns exames específicos podem avaliar como anda o seu condicionamento físico, como testes de resistência e cronometrar o tempo para praticar algumas atividades.

Teste de condicionamento físico

Não ter um condicionamento físico por sedentarismo pode acarretar em dificuldades, uma vez que os músculos e a força diminuem e doenças graves podem se tornar uma realidade.

Clique aqui e leia mais

Quer saber mais sobre saúde e
bem-estar? Acesse
o Minha Vida.